Espaço para brincadeira é coisa séria

O espaço ideal para a criança brincar é aquele que oferece segurança, conforto e desafios adequados a cada fase do desenvolvimento infantil. Desde muito cedo, a criança é curiosa e na exploração do meio e dos objetos ao seu redor, começa a conhecer o mundo, a si mesma e a se relacionar.

Segundo Maria Ângela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas da Faculdade de Educação PC-SP, “Essa exploração, principalmente do movimento, leva à consciência do próprio corpo e do todo. Quanto menor é a criança, mais movimento ela precisa. E quanto mais ela fica presa, menor é seu desenvolvimento

PROJETOS QUE CRESCEM COM AS CRIANÇAS
Então que tal liberar um espaço para o seu filho exercitar todo seu potencial? A gente sabe que grandes áreas são escassas nos imóveis atuais, mas a criatividade não é um privilégio apenas dos pequenos. A Camaflage é perfeita para os ambientes multifuncionais. Basta um armário no quarto de hóspedes para acondicionar uma confortável cama. A notícia é ótima para quem pode contar com a visita de parentes, ou mesmo de uma profissional para dar uma mãozinha neste período que exige tantos cuidados.
Uma ótima solução para a longevidade do projeto é investir em móveis e acabamentos que não sejam exclusivos de quartos infantis. Um bom e eficiente armário branco com portas de correr, por exemplo, nunca sai de moda. O cômodo que hoje está decorado com brinquedos e jogos, pode daqui a pouco virar um escritório funcional. Como a Camaflage, além de muito prática, é resistente e durável, também vai acompanhar as necessidades das várias fases da sua vida,

 

Fizemos uma seleção de brincadeiras simples que favorecem o desenvolvimento do seu filhote. Vocês vão se divertir!

CADÊ?ACHOU!
Ao desaparecer e aparecer, você ensina ao bebê que as coisas continuam existindo mesmo que ele não as veja. E, mais adiante, isso vai ajudá-lo a lidar com a ansiedade da separação, que começa por volta dos 6 meses de idade, quando os bebês percebem que eles e as mães são pessoas distintas e, portanto, reagem mais intensamente quando se separam delas.

JANELA, JANELINHA, PORTA, CAMPAINHA
Além  de arrancar boas gargalhadas cada vez que transformar o nariz do bebê em campainha, você vai estimular sua noção espacial e consciência corporal.

CANTIGAS
Ao ouvir sua voz cantarolando, seu bebê entenderá que a música também é uma forma de comunicação. E, além disso, terá contato com canções que fizeram parte da sua infância, o que aumentará o vínculo entre vocês.

CIRCUITO DE CAIXAS SENSORIAIS
Caixas de papelão de diversos tamanhos espalhadas pelo espaço e em cada uma você pode explorar um sentido: Tato – colocando tecidos de diferentes texturas em uma delas,  Olfato – ervas aromáticas em outra,  Visão – fazendo furos e colando papel celofane colorido em outra  Paladar – colocando uma bandeja de frutas dentro de outra caixa Audição – colocar garrafas com diferentes tipos de objetos dentro; grãos, missangas, areia, água. Desta forma a criança vai explorar o espaço e experimentar diversas sensações além de instigar sua criatividade, porque a forma como vai brincar com cada uma dessas caixas será escolhida por ela.

BALÃO SOBRE O PANO
Coloque um balão (tipo bexiga de aniversário) sobre um tecido e assopre para que ele se movimente. Isso irá estimular a atividade ocular da criança, que acompanha o balão com os olhos, e a noção espacial. Se ela já souber engatinhar, estimule que vá até a bexiga e volte até você.

 

FONTE: REVISTACRESCER.OGLOBO.COM

CONSULTORIA: FLÁVIA GONÇALVES/ ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *