Mudanças à vista no jeito carioca de morar

Fique por dentro das mudanças que podem impactar o seu estilo de vida. Segundo reportagem do oglobo.com, a Prefeitura vai apresentar à Câmara Municipal do Rio de Janeiro um projeto de lei alterando o Código de Obras. A proposta visa dar mais autonomia ao mercado imobiliáriário e agilizar a concessão de licenças. O código de obras atual, com seus 572 artigos, já completa quase 50 anos. O novo código apresentado contém apenas 39 artigos, com regras mais simples e descomplicadas.

E o que isso ter a ver com você? Muita coisa! Das várias alterações propostas, selecionamos 2 que mostram bem as novas possibilidades das futuras habitações.

Tamanho do Imóvel
Hoje os imóveis têm que ter um mínimo de 47m² de área útil (exceto na Zona Portuária e São Cristóvão). Com a nova regra eles podem chegar a 35m², em edifícios com até 12 unidades. Com implementação das novas normas, a possibilidade de encontrar apartamentos bem compactos para viver pode se tornar uma realidade. E isso não significa abrir mão de qualidade de vida. É preciso se adequar aos pequenos espaços dando atenção especial aos móveis e projetos eficientes para cada caso.

Morar em Conceito Aberto
Entre as várias mudanças propostas, estão algumas que podem facilitar a vida de quem curte espaços em conceito aberto. Pela regra atual, não é possível, por exemplo projetar uma sala integrada à cozinha. Já com a aprovação do novo Código de Obras, arquitetos e engenheiros teriam autonomia para decidir sobre a disposição dos espaços internos. Com isso, é bem possível que se incremente a oferta de imóveis com plantas diferenciadas e ambientes integrados.

Inspiração para Ambientes Integrados
Selecionamos para você um projeto que tem tudo a ver com as novas diretrizes de arquitetura e construção. Nele, funcionam em perfeita harmonia a sala de jantar (que é também  escritório), sala de estar, cozinha e quarto. Não viu o quarto? Com a Camaflage, não é preciso que camas, travesseiros e cobertas estejam à vista durante todo o dia. Bateu o sono? É só baixar, que a cama está arrumadinha, confortável e pronta para uma boa noite.

Tipo de Espaço: Studio
Tipo de Cama: Camaflage Viúva e Solteiro
Projeto: Arq. Luís Américo Gaudenzi
Marcenaria: Nassau
Fotos: Guilherme Gonçalves

Quer saber mais sobre o novo Código de Obras? Veja a reportagem completa: https://oglobo.globo.com/rio/prefeitura-pode-flexibilizar-regras-para-construcoes-de-novos-predios-na-cidade-21714905

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *